quarta-feira, 27 de abril de 2011


KA-BAR

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ka-bar é o nome de uma faca, famosa por ter sido usada pelo corpo de fuzileiros navais e marinha dos Estados Unidos da América durante a segunda guerra mundial. A faca é fabricada pela "Ka-Bar Cutlery, Inc" que produz na sua maioria facas táticas de combate e facas de caça e lazer, onde se inclui a Ka-bar.

[editar] História

Faca Ka-bar U.S.M.C.
O inicio da empresa data de 1897, ainda sobre o nome de "Tidioute Cutlery Company" e começa a sua produção em 1898. Nos anos seguintes seguem-se algumas dificuldades financeiras que obrigam a empresa a mudar de proprietário e localização, estabelecendo-se como "Union Cutlery Company".
Em 1942, com o envolvimento dos Estados Unidos na Segunda guerra mundial, e com a crescente procura de material militar adequado para uso de guerra, a empresa propôs uma faca de combate de nome Ka-Bar ao corpo de fuzileiros navais; a faca foi aceita e redesenhada juntamente com o corpo de fuzileiros de maneira a estar à altura das exigências e necessidades dos combatentes. Desde essa altura a faca Ka-Bar passou a ser de uso comum no corpo de fuzileiros navais, mas também no exército, marinha e guarda costeira estadunidenses, tendo a produção atingido mais de 1 milhão de unidades. A Ka-bar depressa se tornou num utensilio essencial de uso diário e até de grande valor sentimental para muitos dos combatentes, porque devido à sua versatilidade servia para todo tipo de tarefas, desde abrir latas, escavar trincheiras, construir abrigos, pregar, cortar, serrar, e uso em combate. Devido à sua qualidade, eficiência e aceitação por parte das tropas americanas, a Ka-bar tornou-se tão popular que pouco tempo depois a empresa decidiu mudar o seu próprio nome para "Ka-Bar Cutlery, Inc". No entanto, com o fim da Segunda guerra mundial a empresa deparou-se com grandes dificuldades financeiras e acabou mesmo por falir, tendo assim terminado a produção da Ka-bar.
Mais tarde já em 1976, aquando da comemoração dos seus duzentos anos de existência, o corpo de fuzileiros navais decidiu criar algumas réplicas do modelo original para fins comemorativos e estas foram tão bem recebidas pelos antigos combatentes e mesmo pelo público em geral que a própria empresa decidiu recomeçar a produção.
Hoje em dia a Ka-bar ainda é usada como faca pessoal de muitos militares e também atrai colecionadores, caçadores e amantes da natureza. É essa popularidade e riqueza histórica que faz da Ka-bar uma faca única.

[editar] Ka-bar U.S.M.C.

Há várias versões quanto à origem do nome Ka-Bar, no entanto, de acordo com a própria empresa há uma história que é referida como a mais plausível. Certo dia receberam uma carta de um caçador de ursos a agradecer uma das facas produzidas pela empresa, nessa carta ele referia que em plena caçada, e já depois de ter ferido um urso, a sua arma encravou e ele teve de matar o animal apenas com a sua faca. No seu inglês desajeitado escreveu "k a bar" em abreviação de "killed a bear", que em português seria traduzido como, "matei um urso". Em honra do testemunho entusiástico desse cliente essa faca passou a chamar-se de Ka-bar. Mais tarde ficaria mais conhecida como Ka-bar U.S.M.C., sendo estas as iniciais de "United States Marine Corps", que em português se traduz como Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.
A lâmina é em aço de carbono 1095, o que a torna bastante resistente e afiada, possuindo um revestimento protetor que funciona como antiferrugem e anti-reflexo. O cabo é em couro para melhor aderência e durabilidade. A faca mede aproximadamente 30 cm, 18 cm de lâmina, 3 cm de largura, 4 mm de espessura, e 12 cm de cabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário